Chaminés, limpeza

Todos os anos, com a chegada do Inverno, a utilização de Lareiras é frequente para manter o ambiente quente, e confortável.
Já se interrogou se a chaminé da sua lareira necessita de limpeza? E a de sua cozinha?
A limpeza das chaminés é de total responsabilidade do proprietário, e não do Condomínio (Administração). Cuidar da segurança da família, do seu património e, de seus locatários (caso o imóvel seja locado), é mais que um dever; é uma obrigação. Compete sim, ao Condomínio, a parte da chaminé, normalmente acima do telhado, ou terraço de cobertura do edifício.
A queima da lenha libera creosote, substância inflamável, a qual adere as paredes da chaminé, podendo provocar incêndios.
Siga as seguintes orientações, e evite correr riscos desnecessários:
1- De 2 em 2 anos, realize manutenção periódica (Limpeza) nas chaminés da Lareira;
2- Se, num determinado período, utilizar mais (+) de duas (2) toneladas de lenha, independente da manutenção periódica, providencie nova limpeza;
3- De cinco (5) em cinco (5) anos, realize manutenção periódica (Limpeza) nas chaminés da cozinha.
O Ideal é realizar essas Manutenções, juntamente com outros Condóminos, de forma a minimizar os custos, garantindo a Segurança de Todos os Condóminos.
Existe algumas empresas no mercado, especializadas em Limpeza, e Lavagem de chaminés, certificadas, que emitem Certificados para comprovação, caso ocorram sinistros.